VIVER É DESAPRENDER. O QUE IMPORTA É QUERER


Certa vez, a vida acordou chuvosa. O dia amanheceu escuro e você se arrependeu de sair de casa sem o guarda-chuva. Seguiu andando apressado entre pedestres escondidos em si mesmos por causa da brisa congelante da manhã cinzenta; pulou poças d’água e solidão que encontrava pelo caminho, e correu para a estação de metrô que o levaria ao seu destino.
Em pé na plataforma, aguardando o próximo trem porque perdera o anterior, observou que ao seu redor só havia gente calada. Olhou para o seu lado esquerdo e viu uma menina com fone de ouvido balançando a cabeça muito lentamente, com o olhar pequeno e distante. Olhou para o lado oposto e encontrou um senhor de roupas simples; sua pele envelhecida de muitos anos sob o sol revelava seu vigor esmorecido, e sua mão direita se apoiava na bengala que parecia suportar sua própria existência.
Ao olhar para frente, viu o reflexo do seu rosto no vidro do trem que acabara de chegar. Encontrou uma expressão semelhante a de seus companheiros de viagem. Ao sentar-se dentro do vagão, pegou o celular e começou a digitar no bloco de notas: “Para onde estou indo?”.
Tem momentos em que a nossa vida chega ao limite. “Não aguento mais!”, você se lamenta consigo mesmo. Estamos cansados de procurar o sentido das coisas e de tentar entender o que parece não ter explicação. A humanidade se destrói em guerras estúpidas enquanto seu mundo interior está de ponta cabeça. São tantas cobranças, e ainda tem muita gente competitiva puxando o tapete do outro bem na nossa frente. A conta está cada vez mais cara.
Parece que vivemos em um trem lotado de pessoas que mal se olham. Há quem não respeita os assentos para idosos e gestantes. Estamos tão próximos uns dos outros, mas, ao mesmo tempo, tão distantes.
O trem segue seu rumo pré-determinado e você se inquieta. Será que a vida é só isso mesmo? Essa rotina sufocante enquanto se passam os nossos melhores anos?
É verdade que nem sempre encontraremos exatas respostas a tantos questionamentos. Porém, um dia, curiosamente aprendi que podemos mergulhar fundo nessas questões através dos nossos sonhos.
Foi assim que pedi minha licença poética… Pedi à vida que me permitisse reinventar dores, preencher ausências e pintar mistérios. Mas o que eu não sabia é que nessa viagem eu não estaria sozinha.
Pelas palavras por onde andei, conheci pessoas que também se emocionam com a simplicidade da vida. Encontrei você; e, juntos, desembrulhamos nossos porquês e os transformamos em poesia. Voamos em espaçonaves invisíveis, imbatíveis. Choramos. Rimos. Conhecemos a esperança na sua forma mais pura e sincera.
Em nossa viagem, observamos os mínimos detalhes. A solidão ganhou vida com a arte. É como o ipê rosa transformado em poema e o sol que nasceu dando bom dia à nossa saudade. Somos o ‘homem anoitecido’, de Manoel de Barros, que se sentia um trapo social. Ele saiu da sua angústia ao amanhecer nele mesmo. Porque somos o pincel que faz nascer o arco-íris depois da chuva. Somos o grito de fé pro silêncio cansado nos vagões de trem ao fim do dia.
Eu tinha um sonho fantasioso, quase impossível; eu queria escrever. Contar histórias. Hesitei por um tempo, até o dia em que as palavras de Aldous Huxley causaram um turbilhão de emoções dentro de mim: “Você nunca sentiu a sensação de ter em si alguma coisa que, para se exteriorizar, espera somente que você lhe dê a chance? Uma espécie de força excedente que você não esteja utilizando, algo assim como aquela água toda que se precipita na cachoeira em vez de passar pelas turbinas?”.
É isso. Não importa se às vezes não sabemos para onde iremos; já aprendemos a partir. Não temos medo da chuva. A vida é uma viagem incrível demais para deixarmos de vivê-la. E, apesar de estarmos perdendo trens, sempre tem outro vindo.
A cada trem que chega não somos mais os mesmos. Por mais difícil que seja a compreensão da miséria no mundo e de nossas próprias incertezas, ainda temos a capacidade de acreditar. De sonhar. Porque o que importa é querer, o resto a gente aprende.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice