NASA finaliza construção de telescópio que substituirá o Hubble

Para quem acompanha o blog ja a algum tempo sabe que um dos meus sonhos seria cursar engenharia no ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) entretanto é mais facil passar em medicina do que no vestibular de la. Eu sempre gostei muito de pesquisar sobre o espaço (tenho teorias mirabolantes hahaha), hoje vendo o blog da engenharia vi um post sobre a Nasa que me deixou muito curiosa e um tanto feliz haha e queria compartilhar com vocês 



Quase todo mundo já ouviu falar no famoso telescópio Hubble, que está no espaço há 26 anos. Acontece que o Hubble está com os dias contados agora que seu sucessor, o telescópio James Webb (JWST – James Webb Space Telescope), está pronto, com lançamento previsto para outubro de 2018.

O projeto do novo telescópio começou na década de 90 e os engenheiros da NASA não pouparam esforços: o JWST promete ser 100x mais potente que o Hubble. O espelho principal do novo telescópio possui 6,5 metros de diâmetro (maior que do Hubble, com 2,4 metros de diâmetro) e 18 segmentos hexagonais de berílio e revestidos com ouro. Para que o novo telescópio possa detectar luz infravermelha por meio do espelho e observar o universo, é necessário que ele possua cinco camadas de isolamento do Sol, visto que ele deve operar na temperatura zero absoluto (0 Kelvin = -273,15°C).


Após duas décadas de planejamento e construção, o objetivo é usar o James Webb para observar galáxias formadas após o Big Bang, permitindo o estudo da origem do universo, e também auxiliar a identificar sinais de vida em outro planeta, como saber se há água suficiente para formar um oceano. O local de instalação previsto é o Ponto de Lagrange 2, que fica a um milhão e meio de quilômetros da Terra, aproximadamente, o que é bem mais distante que o Hubble, que está a cerca de 550 quilômetros da Terra.
[Pausa para a explicação: os Pontos de Lagrange são locais em que as forças de atração gravitacional exercidas por duas massas são iguais, o que cria um local estável e ideal para a instalação de estações espaciais e satélites. O Ponto de Lagrange 2 fica diretamente atrás da Terra, partindo de uma perspectiva do Sol.]


Agora, o James Webb entra em fase de testes. A jornada até o lançamento é longa: os engenheiros precisam fazer com que nada saia errado, visto que é difícil fazer qualquer reparo a uma distância tão grande. A previsão era de que o JWST fosse lançado em 2011, mas houve um atraso, assim como houve aumento no orçamento, que foi de 1 para 8,7 bilhões..
Referências:  INPE, JWST, NASAPopsci.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

LIVROS INFANTIS COM 20% DE DESCONTO | BEDA#25

  Semana Especial do Livro Infantil na InVerso 📚 20% de desconto em todos* os livros infantis e infantojuvenis até dia 22/04! *exceto lança...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal