Livros Sobre Carnaval


Como estão meus amores? o que irão fazer nesse carnaval? vão sair ou ficar em casa? eu estou ansiosa pelo carnaval, so pelo motivo de ter alguns dias de ferias e poder visitar minha família kk 
nunca gostei muito de sair, prefiro ficar em casa ler ou vê alguma série. E vocês o que gostam de fazer? 
No post de hoje vim trazer 5 livros nacionais com o tema de carnaval, indico para quem gosta ou não dessa festa. 




1. O País do Carnaval, de Jorge Amado (Companhia das Letras, 1931). Sinopse: Primeiro romance de Jorge Amado, O país do Carnaval faz um retrato crítico e investigativo da imagem festiva e contraditória do Brasil, a partir do olhar do personagem Paulo Rigger, um brasileiro que não se identifica com o país. Filho de um rico produtor de cacau, Rigger volta ao Brasil depois de sete anos estudando direito em Paris. Num retorno marcado pela inquietação existencial, ele se une a um grupo de intelectuais de Salvador, com o qual passa a discutir questões sobre amor, política, religião e filosofia. Dúvidas sobre os rumos do país ocupam o grupo. O protagonista mantém uma relação de estranhamento com o Brasil do Carnaval, acredita que a festa popular mantém o povo alienado. Os exageros e a informalidade brasileira são motivo de espanto, apesar de a proximidade com o povo durante as festas nas ruas fazer com que ele se sinta verdadeiramente brasileiro. Aturdido pelas contradições, Rigger decide voltar para a Europa. Mestiçagem e racismo, cultura popular e atuação política são alguns dos temas de Jorge Amado que aparecem aqui em estado embrionário. Brutalidade e celebração revelam-se, neste romance de juventude, linhas de força cruciais de uma literatura que se empenhou em caracterizar e decifrar o enigma brasileiro.


2. Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes (Companhia de Bolso, 2013). Sinopse: “Tragédia carioca” que transporta para um cenário tipicamente brasileiro o mito de Orfeu, filho de Apolo, uma das histórias mais emblemáticas da vasta mitologia grega. Imerso em sofrimento depois da morte da amada Eurídice, o músico Orfeu vê-se incapaz de entoar suas canções, pois os sons melodiosos e tristes de sua lira não o consolam da perda do grande amor. Desesperado, Orfeu decide descer ao Hades (o reino dos mortos) para trazer Eurídice de volta à terra. Ambientada em uma favela carioca, durante o Carnaval, Orfeu da Conceição estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1956, com enorme sucesso. Nada mais justo: com músicas de Tom Jobim – a peça inclusive inauguraria a fecunda parceria entre o poeta e o compositor -, cenários de Oscar Niemeyer e figurinos de Lila Bôscoli, o texto é ainda hoje um marco na releitura inteligente dos mitos gregos diante da realidade social, da mistura entre poesia e música popular, entre teatro e canção.


3. Carnaval no Fogo, de Ruy Castro (Companhia das Letras, 2000). Sinopse: Uma apaixonada crônica de Ruy Castro sobre o Rio de Janeiro. Carnaval no fogo retrata a cidade como um palco de perigos e prazeres – desde 1502, quando Américo Vespúcio lhe deu o nome que a consagrou internacionalmente. O autor faz um misto de narrativa, ensaio, história e conversa fiada sobre uma cidade com excitante vocação para o épico – e uma vocação ainda maior para transformar o épico em samba. Ruy Castro compõe um vibrante retrato do Rio de hoje, cheio de viagens ao passado, para revelar que, mesmo nos períodos de calmaria, havia sempre uma excitação no ar – um permanente “Carnaval no fogo”. O Rio de Janeiro de Carnaval no fogo é o Rio dos antropófagos que encantaram os intelectuais europeus, dos escravos que se vestiam como os senhores, dos fotógrafos pioneiros que o clicaram como se estivessem num avião – setenta anos antes de o avião existir -, da loura Nair de Teffé e da mulata Chiquinha Gonzaga, que, juntas, abalaram as estruturas. É também o Rio em que os salões se prolongaram nos botequins, em que um cafezinho tomado em pé na avenida Rio Branco podia alterar a cotação mundial do produto e em que o povo, habituado à própria pele, passou a desfilar quase nu pelas praias e até pelos restaurantes. É ainda o Rio das asas-deltas, do Fla-Flu entre os traficantes e a polícia, do bolinho de aipim e do indestrutível bom humor. Carnaval no fogo é a história dessa fascinante superação do povo carioca – até hoje.


4. Carnaval, de João Gabriel de Lima (Objetiva, 2006). Sinopse: O jornalista João Gabriel de Lima mistura Scorsese e Borges para contar a história de um paulista perdido no carnaval carioca. Pedro, um paulista cansado de sua monótona rotina como dono de locadora de DVDs, decide passar o carnaval no Rio atrás da amante, uma chef famosa. Ao caminhar pela cidade ensolarada, misturar-se aos blocos de uma Zona Sul em festa e descobrir os personagens de uma Lapa renascida, Pedro acaba encontrando também um novo roteiro para sua vida. A jornada carnavalesca de Pedro evoca a vertigem de Depois de Horas, filme de Martin Scorsese. Num estilo que remete à prosa de Borges, João Gabriel de Lima faz de Carnaval um romance sobre encontros, desencontros, mas, antes de tudo, sobre o poder mágico da criação. O leitor vê-se convidado para um instigante jogo: afinal, o que é fruto da imaginação desse narrador viciado em filmes e o que é realidade?


5. Carnaval de Poesias, de Sérgio Gramático Júnior (Multifoco, 2010). Sinopse: Este livro de poesias é caraterizado significativamente por uma historicidade do carnaval, das gentes que compõem o cenário da festa e do samba e do contexto popular inerente ao universo das manifestações populares, desde o Zé Pereira, os blocos, os entrudos (Século XIX principalmente), desde as Escolas de Samba a partir de 1928, até os dias de hoje. O escritor Sérgio Gramático Júnior é poeta, jornalista, escritor e produtor cultural. Além disso, é autor dos livros de poesia: “São só poesias”, “Palavras que se amam e formaram versos”, “Eu, a poesia e vício-versa”, “Carnaval de Poesias” e “Poeticidade Maravilhosa”. Pós-graduado em História Contemporânea do Brasil. Mestrando em Bens Culturais e Políticas Sociais.

Já leu algum desses? gostou? conta pra gente o que pretende fazer nesse carnaval 
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Oi, Carla!

    Eu particularmente odeio carnaval, prefiro mil vezes ficar em casa lendo um livro ou vendo algum filme/seriado, melhor programação! hahaha

    Beijão,
    NATÁLIA | Obcecada Pelos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita que eu tambem Nat? kk não gosto muito de sair, prefiro ficar em casa vendo filme/serie ou lendo

      Excluir
  2. Gosto do Vinicius de Moraes ♥

    dá uma passadinha no blog depois :*

    klissiamafra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem adoro <3
      o vinicius é um dos meus poetas brasileiros preferidos

      Excluir
  3. Engraçado... carnaval é um tema tão badalado, mas é difícil encontrar livros que falem a respeito dele. Inclusive falei de dois da lista de vcs recentemente... kkkkk
    Bjks
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Hanna. principalmente aqui no brasil, é dificil encontrar livros com esse tema

      Excluir
  4. Olá Carla, tudo bem?
    Eu não conhecia nenhum desses livros afinal não gosto muito do carnaval. Mas eu gostaria de ler "O carnaval de poesias".
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Qualquer desculpa é boa para sair e o Carnaval é um excelente exemplo disso! Kkk
    Pessoalmente não ligo muito mas se tiver amigos meus que vão sair então gosto de aproveitar! Por norma tenho estado é sempre a trabalhar!
    Btw não conhecia nenhuma das sugestões :o

    Beijinhos,
    Mii
    Https://thycomiclife.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk verdade Mariana. eu nao gosto muito de sair no carnaval, mas é bom sair um pouco quando tem uma folga

      Excluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Editora Parceira: Appris Editora

  Oiê meus leitores, como estão?  Mais uma empresa incrível que está se juntando ao Blog!  Eu já estou ansiosa pelas novidades incríveis que...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Parceira Serpentine

Parceira Serpentine

Editora Revidreams

Editora Revidreams

Editora Códice

Editora Códice