BEDA #25: Como Ler Mais





Se você não lê tanto quanto gostaria e acha que pode aproveitar melhor o tempo que sobra na companhia dos livros, saiba que não está sozinho! Esses sentimentos, que fazem parte da vida de quase todo leitor, podem ser minimizados adotando-se rotinas simples.
É importante lembrar que as dicas não têm como objetivo tornar a leitura uma obrigação, mas sim atentar para o fato de que pequenas ações ajudam a manter um ritmo constante. Afinal, a qualidade do que você lê vale mais que a quantidade.


1. Leia diferentes tipos de livro simultaneamente

Revezar-se entre um romance, um livro de não-ficção e outro de poemas, por exemplo, ajuda muito sua lista de leituras a girar mais rápido. Tendo mais de uma opção, você evita postergar a hora de ler por não estar com vontade de um livro específico em determinado momento.

2. Flexibilize sua lista de leituras
Seguir à risca uma ordem predeterminada nem sempre é a melhor opção. Pense bem: não vale a pena passar na frente um livro novo que você está louco para começar? Adiar mais um pouco a leitura daquela obra que já está na sua estante há meses (ou tomar a decisão de passar o livro adiante) não faz nenhum mal.



3. Leia no transporte público ou enquanto espera

O tempo gasto diariamente no transporte ou em filas não precisa ser tempo perdido! Ter sempre um bom livro à mão torna fácil preencher essas lacunas. Se você não gosta de interromper um capítulo na metade, prefira livros de contos, de poemas ou com capítulos curtos.

4. Descubra qual o seu período favorito para ler
Já tentou reparar em qual parte do dia a leitura lhe parece mais agradável? Prefere ler com luz natural ou antes de dormir? Perceber essas sutilezas é essencial na hora de organizar o dia, pois permite separar seus horários favoritos para os livros e o restante do tempo para as demais atividades.

5. Priorize os livros
Quantas vezes você está com tempo livre e, sem perceber, pega o celular ou fica trocando de canal na televisão, sem estar realmente interessado no conteúdo que está consumindo? Repensar essas atitudes automáticas é o primeiro passo para fazer da leitura um hábito no lugar delas.


6. Compartilhe suas leituras

A leitura, por si só, é uma atividade individual e solitária. Os momentos posteriores a ela, entretanto, não precisam e nem devem ser assim! Por que não propor uma leitura conjunta a um de seus amigos? Debater o que você está lendo com pessoas próximas ou grupos de leitores pode ser um grande incentivo, além de agregar diferentes pontos de vista à sua experiência.

Gostou dessas dicas de leitura? Se você tem alguma outra para compartilhar com os leitores, deixe nos comentários!


Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Não leio tanto com frequencia,mas gostaria muito de devorar um livro por inteiro,mas sempre acabo ficando pelo meio do caminho haha ótimas dicas Bjs da Leh <3

    LEH BLOG INSTAGRAM FACEBOOK

    ResponderExcluir
  2. Eu amo leeeer <3
    leio toda hora que dá um tempinho, essas suas dicas são maravilhosas pra quem quer começar a ler e sempre encontra uma desculpa hahaha
    um beijo <3 faz umas resenhas depois sobre os livros da Carina Rissi, nao sei se tem no seu blog pq é a primeira vez que eu estou aqui, mas eu adoraria ver..

    um beijo

    www.reflexobrilhante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. farei sim <3
      em breve saira <3
      muito obrigada pela visita

      Excluir
  3. Babe, apenas amei essas dicas, pois sempre estou querendo ler mais e precisava de incentivo. ❤️

    Beijos, Carla
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir
  4. Eu tento sempre estar lendo um romance e um livro de contos/crônicas/poesias ao mesmo tempo. E eu aprendi a sentir o que quero ler. Se estou lendo algo e não flui, leio outra coisa e ai tento retomar a leitura pausada. Funciona na maior parte do tempo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Todos os livros recebidos de Editoras parceiras em 2024 | BEDA#24

 Oie meus leitores, como estão?  Este ano de 2024, não foi possível renovar com algumas Editoras que eu queria muito, porém passei na seleçã...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal