Carta ao vestibulando de Medicina


Nesse ano de 2015 completo 23 anos como professor de física. Sempre tive o privilégio de trabalhar nos melhores prevestibulares. Já vi de tudo: triunfos e tragédias. Mais um ano letivo se inicia, e junto com ele florescem esperanças, expectativas e, por que nao, o desânimo de começar tudo de novo.
Mas acredito que muitos possuem uma perspectiva errada, ou talvez, nem sequer sabem do desafio que é ser um vestibulando de medicina. Me perdoe a franqueza, a acidez e o azedume desta carta, mas o que tenho a dizer é apenas a realidade. Um conselho: aceite a dor da verdade e pare de tomar o xarope da ilusão e do autoengano.
Se você quer ser um médico, entao comece a encarar isso como um projeto. As chances de passar de primeira são mínimas. Observa-se que, em média, o estudante leva 3 anos pra conquistar uma vaga. Vou repetir, três longos anos. Temos uma margem de erro de 1 ano nesses dados. Existem aqueles que se mantém perseverantes, mesmo depois de 5 anos de batalha e existem aqueles afortunados que conseguem em 1 ano. Ahhh, diria você, mas meu amigo passou de primeira!!! Respondo: ele é gênio, você não. Ele encarou os três anos do ensino médio como um verdadeiro estudante, você não. Ele é a exceção, você é a regra.
A maturidade se adquire com o sofrimento, infelizmente. Ela vem junto com experiências ruins. Se você fez um ensino médio porco e só agora que acordou ou só agora decidiu pela medicina, entao meu caro, vai levar uns 3 anos pra você recuperar o tempo perdido. Para aqueles que estudaram em escola pública, infelizmente você acabou sendo vítima de um sistema educacional perverso, de uma sociedade perversa, de uma vida que está longe de ser justa. Para aqueles que estudaram em escolas particulares, só lhe resta corar o rosto de vergonha e você, (está me entendendo?), VOCÊ sabe disso.
Tenha postura de estudante!! Nos cursinhos temos muito alunos e poucos estudantes. Não se estuda deitado numa cama. Nao se estuda sem fazer resumo. Não se aprende sem fazer dezenas e dezenas de exercícios. Não se estuda sem LIVROS!!! Nao se aprende só assistindo aulas. Enquanto sua bunda não for paquidérmica, não há muitas chances para você.
Se desligue de redes sociais, ou entao, utilize-a a seu favor. Cansei de ver alunos em sala de aula que monitoram de 10 em 10 minutos seu smartphone para saber as ultimas atualizações do facebook ou do whatsapp. Nao seja tão idiota!!! Isso revela falta de discernimento, de autoconhecimento ou quem sabe, falta de QI !!! Use a internet para tirar dúvidas. É indesculpável não aprender um exercício de qualquer disciplina. Há toneladas de material na internet com exercícios resolvidos. Fóruns de discussão com sugestão de solução. Videoaulas aos montes.
Seja disciplinado. Não dá pra discorrer sobre esse assunto aqui. Cada um terá que encontrar seu método. Desligue tudo quando estiver estudando. Se for o caso, quebre seu celular!! Elimine tudo aquilo que é fonte de distração. Estudar exige um atitude solitária. A águia voa alto, mas esse voo tem um preço: ela voa sozinha.
Seja equilibrado. Não só de estudo vive o homem. Pratique esporte, faça academia ou, entao, um coito responsável.
Durma. Se entupir de cafeína e guaraná é típico de quem acha que vai passar no primeiro ou segundo ano. Você realmente acha que consegue estudar todo o conteúdo em um semestre de cursinho? Meu jovem, nem em um ano isso é possivel. Entao, estude para aprender e não para cumprir o conteúdo. Você está entendendo porque eu disse que isso aqui é um projeto de médio prazo?
Não se dê o luxo de nao estudar certos assuntos. Costumo ouvir com frequência: "tal assunto eu já desisti....eu nao vou estudar hidrostática....eu nao vou estudar logaritmo, nunca entendi mesmo....eu nao vou estudar botânica, esse negócio cai muito pouco" . Pare de evacuar pela boca cara!! Quer ser médico ou não?? Vestibular, infelizmente é sorte também. Vai que cai só aquilo que você mais estudou!! Mas aí eu te pergunto: vai ficar contando com a sorte?? A vida é uma grande incógnita, ela sorri mais pra uns do que pra outros, mas eu ainda acredito na meritocracia. Ela tá longe de ser perfeita, mas é o melhor que temos à nossa disposição, entao, faça por merecer. Pague o preço e estude de tudo. É extremamente frustrante nao passar por décimos ou por uma questão. Acontece que esse décimo ou essa questão possui um valor que pode ser de dois ou mais capítulos do seu livro. Pense sobre isso.
Sonhe, sonhe alto. Não se esqueça, porém, que existe um teto sobre sua cabeça. Seja um pouco, mas um pouquinho só realista nos seus sonhos. Você tá achando que vai se tornar um Dr. House?? Realmente acha que vai ficar rico sendo um médico?? Já adverti antes, e vou repetir, não se atenha apenas às exceções. Ser comum é a norma. Estar dentro do "normal" é a regra.
A profissão que você almeja é tão nobre quanto a minha ou quanto ao de um gari. Mas existe uma diferença: um erro custa caro. Um erro pode custar uma vida, pode invalidar pessoas. Lamento informar, mas você irá errar. Mas que seu erro seja por inexperiência e não por incompetência.
Estude matemática. Quem aprende a raciocinar aprende qualquer coisa. Não me refiro a números complexos ou a trigonometria. Saiba o básico e busque os fundamentos. Aritmética mesmo...porcentagem...regra de três composta...matematica comercial...problemas do primeiro grau. Isso é básico, mas eu nao disse que é banal. No brain, no gain !!
Está desanimando? O obstáculo é muito grande? Então, faço das palavras do Capitão Nascimento (Tropa de Elite 1) as minhas palavras: "desiste!! Pede pra sair....pede pra sair... (aos tapas) ". Existe mais nobreza em sair ou desistir do que se autoenganar e enganar aqueles ques estão à sua volta. Tempo e dinheiro estão sendo investidos em você. Honre cada centavo e cada segundo!!
Ninguém disse que seria fácil. Você ainda não passou, está triste, está frustrado. Então chore, grite, lamente. Xingar é bom também. Agora, levante a cabeça. Você tem um alvo, tem um objetivo. Vai chorar por quanto tempo? Lembra daquela aula de darwinismo? Sobrevive quem se adapta mais rápido. Reaja e modifique suas posturas e corrija os erros. Busque conselhos.
Desculpe-me se fui prolixo. Ser conciso exige tempo e habilidade.
E se eu um dia eu cair nas suas mãos, espero poder te dizer: valeu a pena, não é mesmo??
J. Jacques Legatti (19/01/2015)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Pode deixar seu link ai *-* Com todo o prazer eu irei visita-lo.

Kleyde Azevedo. Canceriana, 25 anos, Baiana, Escritora, 5 livros publicados, Engenheira Eletricista e pós graduanda em energias renovavéis. Apaixonada por Harry Potter, livros, séries, chocolates, cheiro de chuva, culinária e viagens. Fotógrafa amadora e atriz nas horas vagas. Não começa o dia sem uma xícara de café nem termina sem uma de chá.

Procurando algo?

Caixa de Busca

Destaque

Todos os livros recebidos de Editoras parceiras em 2024 | BEDA#24

 Oie meus leitores, como estão?  Este ano de 2024, não foi possível renovar com algumas Editoras que eu queria muito, porém passei na seleçã...

Instagram

Facebook


Seguidores

newsletter

Posts Populares

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Editora Valentina

Editora Flyve

Editora Vecchio

Editora Vecchio

Appris Editora

Editora Codal

Editora Codal